Quem aqui tem TPM? E quem tem, é de qual tipo: da pimenta malagueta ou da manteiga derretida? Eu tenho sintomas dos dois tipos, irritabilidade e depressão. Em um dia quero matar quem estiver pela frente. Fico sem nenhum pingo de paciência, discuto com desconhecidos no supermercado por motivos idiotas. No dia seguinte, quero morrer de desgosto, sinto uma tristeza tão profunda quanto sem explicação.
A maioria das mulheres tem TPM, com cólicas, inchaços, leves alterações no humor etc e tal. Mas falo aqui da TPM mais grave (chamada de transtorno disfórmico pré-menstrual, que atinge no máximo 5% de nós), essa que faz a mulher parecer uma possuída, sabe? Este tipo de TPM prejudica o desempenho no trabalho e é capaz de destruir qualquer relacionamento amoroso.
Apesar das brincadeiras, este é um assunto muito sério. Tem homem que diz que a TPM é uma desculpa, que antigamente isso não existia (não existia mesmo, as mulheres passavam a vida adulta grávidas de um filho depois do outro. Grávida não menstrua, logo não tem TPM). Bom, esta é uma das poucas certezas que eu tenho na vida – a de que TPM existe. Sei porque claramente sinto. Um ginecologista me garantiu que não há nenhuma dúvida do ponto de vista médico sobre a existência da TPM. Ele ressaltou, no entanto, algo que parece óbvio, mas não é: TPM é só antes da menstruação.
A mulher que continua irritada ou baixo astral quando já está menstruada pode, na verdade, estar deprimida ou com algum transtorno de ansiedade. Se a tristeza bate pra valer na TPM, mas continua mais branda no resto do mês, procure fazer terapia. Não se limite a suspirar “são os hormônios”. É que na TPM a gente fica mais descontrolada sim, mas algumas questões que aparecem nesta época podem estar permanentemente dentro de nós. Só aproveitam desta brecha para sair.
Pode aprender a se controlar um tiquinho. Também dá para atravessar a sensação de que nada nesta vida faz sentido sem magoar quem está por perto (geralmente os coices e o azedume são direcionados a quem está mais próximo e que amamos pra caramba, né?). Sei que existem medicamentos para controlar a TPM. Acho que vale a pena conversar com o ginecologista para ele avaliar a necessidade. Mas uma dica que eu dou é cale e se afaste.
Bateu aquela loucura, dá uma isolada. Se você sabe que é TPM e que vai passar, deita na cama e respira profundamente. Ou saia para caminhar, ou desconte tudo malhando, ou coma uma panela de brigadeiro, ou veja um filme que te faça chorar para lavar até os cantinhos dos azulejos da alma. Mas evite entrar em discussões.
Retirado do site: gloss.abril.com.br
OBS: Afff.... minha TPM é do tipo Agressiva! Tento manter a calma! rsrsrsrsrs... a louca!!! Mulheres se controlem!!! Nada que um monte de chocolate não resolva! hehehehehehe...
Retirado do site: gloss.abril.com.br
OBS: Afff.... minha TPM é do tipo Agressiva! Tento manter a calma! rsrsrsrsrs... a louca!!! Mulheres se controlem!!! Nada que um monte de chocolate não resolva! hehehehehehe...
Nenhum comentário:
Postar um comentário